21/10/2011

Quem será o sucessor de Steve Jobs?

Quem será o sucessor de Steve Jobs e se tornar o homem mais influente no mundo da tecnologia e da internet? Após a morte do criador da Apple, grande referência quando o assunto é tecnologia, o mundo quer saber quem ocupará esse lugar de destaque. Os nomes mais fortes cogitados vêm da internet e são de jovens bilionários: pode ser do criador da maior ferramenta de busca do mundo, ou pode ser dos criadores de redes sociais. Listamos 5 nomes promissores. Confira!

wel info

Larry Page (Google)

Um dos fundadores do motor de busca Google e atual CEO da empresa.
Nascido nos EUA, Larry Page tem 38 anos e é licenciado em Engenharia Informática pela Universidade do Michigan. Tem ainda um mestrado em Ciências de Computadores pela Universidade de Stanford. Foi durante o seu doutorado que, juntamente com Sergey Brin, desenvolveu o software que tornou o Google no mais destacado motor de busca da Internet, o PageRank.
Larry Page ocupou recentemente o posto de CEO (diretor geral) em substituição de Eric Schmidt. Foram colocadas muitas dúvidas sobre a sua capacidade para desempenhar com sucesso este papel na empresa. Ou seja, sobre a passagem de “visionário” a “gestor de sucesso”, um pouco à imagem de Steve Jobs.

wel info

Jack Dorsey (Twitter)

Jack Dorsey é um programador norte-americano de 34 anos que conquistou o seu lugar de destaque através da criação de uma das mais famosas redes sociais, o Twitter.
Tal como Steve Jobs e Bill Gates, este informático não concluiu a sua licenciatura na Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri. Dorsey optou antes por iniciar a sua própria empresa de software através da comercialização de um programa que tinha desenvolvido quando tinha apenas 15 anos de idade.
No ano 2000 concebeu a ideia que daria origem ao Twitter: “E se qualquer pessoa pudesse partilhar com todos os seus amigos, de um modo rápido e fácil, o que está a fazer nesse preciso momento?” A ideia foi um sucesso e a ferramenta é hoje em dia utilizada por milhões de utilizadores no mundo inteiro.

wel info

Jeff Bezos (Amazon)

Fundou a Amazon em 2004, uma das maiores lojas online.
Este americano de 47 anos, licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Ciência de Computadores pela universidade de Princeton, foi nomeado ‘Personalidade do Ano’ pela revista Time em 1999.
Para além de fundador, Bezos é também o CEO da Amazon que, nos últimos anos, tem invadido o terreno de outras grandes empresas. Nomeadamente através do gadget da Amazon, o Kindle. As semelhanças entre as conferências de apresentação dos produtos de Steve Jobs e Jeff Bezos eram claras.

wel info

Mark Zuckerberg (Facebook)

Provavelmente a figura que mais se aproxima de Steve Jobs ou Bill Gates no mundo da tecnologia.
O jovem criador do Facebook – a maior rede social do mundo, com mais de 500 milhões de utilizadores – é um prodígio da programação. E multimilionário.
Zuckerberg também não terminou a sua licenciatura em Harvard – preferiu dedicar todo o seu tempo ao Facebook. Apesar de toda a polêmica que envolveu a criação da rede social, este norte-americano é o mais mediático da nova geração de programadores.

wel info

Tim Cool (Apple)

Tim Cook, o eterno número dois de Steve Jobs, ocupou o lugar de CEO da Apple no início de 2011.
Juntou-se à Apple em 1998 e desempenhou um papel importante na remodelação das cadeias de distribuição, tendo sido promovido a diretor de operações em 2007. Na ausência de Jobs, era ele quem ocupava a liderança da empresa, onde acabou por conquistar o seu espaço naturalmente. O seu perfil de gestor (menos criativo) tem levantado algumas dúvidas sobre o sucesso da empresa nos próximos anos.