Afinal, o que exatamente é testosterona?
Músculos bugados, desejo sexual voraz ou “super força” são provavelmente o que vem à mente quando você pensa em testosterona. Mas esse hormônio faz muito mais pelo corpo, e nem todo mundo sabe muito sobre o que realmente é.
A testosterona é um hormônio produzido principalmente nos testículos. Certamente, é o principal hormônio sexual para pessoas designadas como homens no nascimento. E esse hormônio está envolvido em muitos processos naturais do corpo. Isto é, ajuda a manter a massa muscular, a densidade mineral óssea, a produção de esperma, a produção de glóbulos vermelhos e o desejo sexual.
Os níveis normais de testosterona variam, dependendo da sua idade, tamanho, saúde geral e até mesmo da hora do dia. Testes de sangue ou saliva podem medir sua testosterona. Os médicos recomendam a terapia de reposição hormonal se seus níveis estiverem muito baixos.
Se sua testosterona estiver muito alta ou muito baixa, você experimentará uma série de sintomas, como disfunção erétil, baixa energia, sensação de desânimo, acne e irritabilidade.
Veja também: Quem vive mais? Homens casados ou homens solteiros?
Qual a principal função do hormônio para os homens?
A testosterona é um hormônio vital que desempenha muitas funções para os homens ao longo de suas vidas, inclusive durante o desenvolvimento fetal, puberdade e idade adulta. Sendo assim, o hormônio desempenha um papel importante em:
– O desenvolvimento do pênis e dos testículos
– Aprofundamento da voz durante a puberdade
– Desenvolvimento de pelos faciais e pubianos na puberdade
– Força e crescimento muscular
– Crescimento e força óssea
– Desejo sexual
– Produção de esperma
– Produção de novos glóbulos vermelhos.
Vale ressaltar que, as mulheres também produzem testosterona nos ovários. Mas os níveis do hormônio são maiores nos homens. A maior parte da testosterona que as mulheres produzem é convertida no hormônio sexual feminino estradiol.
Leia o artigo completo em Men’s Health.