24/07/2011

A origem dos nomes das grandes empresas

wel info

Primeiro chamou-se BackRub, porque o motor de busca usa os links (backlinks) para definir a importância de um site, mas Larry Page e Sergey Brin não estavam satisfeitos. Quando estavam a pensar em novos nomes junto a um quadro branco queriam uma palavra que esteve relacionada com grandes quantidades de informação. Sean sugeriu a “googolplex” e Larry pensou numa versão mais curta: “Googol”, a palavra que designa o número 10^100, ou seja, o número um seguido de cem zeros. Mas quanto Sean procurava no computador se aquela palavra já estava registada engana-se: escreve Google em vez de Googol. Mas gosta do resultado. A marca foi registada a 15 de Setembro de 1997.

wel info

A origem do nome desta tecnológica é das mais simples. Cisco vem de São Francisco, a cidade onde a empresa foi fundada em 1984. Já as riscas representam os cabos de suspensão da ponte Golden Gate, um dos símbolos da cidade.

wel info

Sabeer Bhatia e Jack Smith queriam consultar os seus emails quando estivessem na Internet, por isso queriam criar um nome que acabasse em mail (correio, em inglês). Das tentativas que fizeram, agradou-lhes a combinação HOT + MAIL. O HOT vem de HTLM, a linguagem de programação que os ajudou a criar o serviço de email, em 1996.

wel info

A inspiração é mitológica. A Asus deve o seu nome a Pegasus, o cavalo com asas da mitologia grega, mas como os fundadores da marca de computadores queriam que fosse das primeiras a aparecer nas listas alfabéticas decidiram cortar-lhe as primeiras letras. Em 1998 nasceu a Asus.

wel info

A palavra Yahoo foi criada no livro “As Viagens de Gulliver” para representar as criaturas repulsivas. Era assim que os fundadores se sentiam. Identificavam-se com a ideia de serem essas personagens. Resultado: deram esse nome ao motor de busca em 1995.

wel info

Inspirado foi inspirado nas folhas de coca e nas nozes de cola usadas para dar sabor à bebida. Mais tarde, o fundador da Cola-Cola, John S. Pemberton, terá mudado o “k” original (da palavra “Kola”, em inglês) para um “c” para que soasse melhor. Foi fundada em 1886.