baiano nerd
28/01/2012

FBI está de olho nas redes sociais

baiano nerd

Diante de tantos acontecimentos polêmicos e protestos contra o SOPA e o PIPA, os Estados Unidos mostra mais uma vez que tem poder pra censurar a internet, O FBI (Federal Bureau of Investigation) decidiu monitorar as redes sociais aumentando ainda mais a polêmica sobre a liberdade na internet.

Os planos da agência foram descobertos pela equipe da revista New Scientist, e envolvem o desenvolvimento de um aplicativo para web capaz de acompanhar, em tempo real, ‘possíveis ameaças à segurança’ do país. Entre os parâmetros estabelecidos pela agência, destaque para o acompanhamento automático de posts sobre crises e eventos sociais compartilhados em plataformas como Twitter e Facebook e a inclusão de mapas de geolocalização nos casos que forem dignos de alguma notificação (para a lista completa, acesse o Mashable).

baiano nerd

Coincidência ou não, a notícia veio à tona na mesma semana em que o Google e o Twitter divulgaram mudanças nos termos de privacidade e no controle das informações publicadas pelos usuários. Apesar de ter recebido uma enxurrada de críticas quanto a possíveis invasões de privacidade, o governo americano manteve sua posição: posts e tweets são informações públicas e, portanto, passíveis de serem acompanhadas sem qualquer tipo de infração legal.

Fonte: SUPER