03/09/2013

Diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido

inglaterra

Muita gente pensa que Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido são o mesmo lugar. Porém, existe uma diferença muito grande entre eles, e é isso que você vai descobrir agora.

Vamos às diferenças. Inglaterra é uma nação cuja capital é Londres. A Grã-Bretanha é o nome da ilha que reúne 3 nações: Inglaterra, Escócia e País de Gales. É a maior ilha britânica e, nos Jogos Olímpicos, participa como se fosse um país.

Na Copa do Mundo, no entanto, cada nação tem sua própria seleção. Já o Reino Unido é o país formado pelas 3 nações da Grã-Bretanha (relembrando: Inglaterra, Escócia e País de Gales) mais a Irlanda do Norte, que fica em outra ilha, da Irlanda. Na verdade, o nome é Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte – o que torna a geopolítica local um pouco mais simples de entender.

Nas Olimpíadas, a Grã-Bretanha representa Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte. Ou seja, na prática, o que chamamos de Reino Unido é a Grã-Bretanha nos Jogos, embora os dois, geopoliticamente falando, não sejam a mesma coisa.

O Reino Unido é a entidade que participa de organizações intergovernamentais como a União Europeia e a ONU. Politicamente, é como se fossem 4 reinos (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) sob o comando de um só (o Reino Unido). Pronto, fim do mistério. Agora você já sabe o que é cada um deles.

fonte: Super Interessante