18/07/2011

Dicas para proteger seu site ou blog

Se você tem um site na internet, seja um blog, fotolog ou até a página de sua empresa, é preciso tomar cuidado com as informações que divulga. Tudo pode ser alterado e até mesmo apagado. Até as informações de seu computador pessoal podem ser acessadas e roubadas. Para proteger usuários da internet, as equipes do Hackerteen e do Safernet Brasil desenvolveram a Cartilha Diálogo Virtual, com dicas para navegar na web e cuidar de suas informações.

wel info

De acordo com a cartilha, os internautas precisam estar cientes que qualquer pessoa, independentemente de sua índole, terá acesso às informações. E aqueles intrusos que estiverem com má intenção poderão alterar ou até apagar todo o conteúdo.

Para se proteger disso, a dica é ficar atento a tudo o que você publica. É importante não divulgar segredos, fotos pessoais e informações privadas, como endereço e telefones.

O guia alerta ainda: “considere que tudo o que escrever será lido por todos e poderá ser usado contra você em brigas judiciais”.

Já para evitar o roubo de informações, a dica é não abrir anexos com extensão “.ZIP” quando venha de uma pessoa desconhecida.

Trocar a senha constantemente e ter um antivírus sempre atualizado são recomendações básicas para qualquer internauta. Veja abaixo outras dicas:

– não instale programas que sejam enviados por e-mail sem o seu consentimento;

– não acredite em todas as informações que receber (sempre desconfie);

– esteja sempre em alerta, não adicione pessoas que você não conhece e suspeite de e-mails desconhecidos;

– informação é a base de tudo, portanto, esteja sempre informado sobre os cuidados quanto à utilização segura da internet;

– desconfie de anexos sem comentários no corpo do e-mail, ou até mesmo com comentários;

– não divulgue a senha e login da sua conta de internet para ninguém;

– não clique no campo salvar senha, pois os cracker podem capturar a sua senha e login com mais facilidade;

– nunca clique no campo de “Lembrar Senha”, pois existem vírus poderosos que entram no seu microcomputador por esta brecha;

– tenha um antivírus instalado e sempre atualizado no seu computador;

– a navegação é anônima, podendo ser colocados dados falsos, portanto, muito cuidado com os chats;

– use sempre senhas com letras e números, acima de 12 caracteres.

Fonte: R7.com