Internet

Al Gore: “a internet pode combater as mudanças climáticas”. Vencedor do Nobel da Paz em 2007 quer lista de empresas poluidoras na rede…

wel info

A internet pode ajudar a salvar o planeta das mudanças climáticas. É o que acredita o ex-vice-presidente americano Al Gore, palestrante de honra no palco principal da quarta edição da Campus Party Brasil, em São Paulo. O ativista ecológico e Nobel da Paz de 2007 dividiu a apresentação na tarde desta terça-feira com o engenheiro britânico Tim Berners-Lee, criador da world wide web. Juntos, defenderam o uso da rede para cobrar mudanças drásticas das empresas que mais poluem no mundo.

Al Gore sugeriu a criação de um mapa que mostrasse todas as etapas que ligam as pessoas às 10 empresas mais poluentes do mundo. “Como a eletricidade, o consumo de água, o quanto andamos de carro ou produzimos lixo nos ligam às empresas mais poluidoras do planeta? Com a internet podemos responder essas perguntas”, afirmou o americano. Esse raio-x detalhado do consumo poderia mudar o hábito das pessoas e estimularia a preservação do ambiente, defendeu Gore. “Poderíamos ter uma competição em que as pessoas utilizariam cada vez menos recursos para tirar essas empresas da lista”.

Transparência — Para que as pessoas possam usar a internet a fim de combater as mudanças climáticas,”é preciso que os governos criem o hábito de colocar os dados públicos na internet”, disse Lee. O britânico defendeu que quanto mais informações sobre os países estiverem disponíveis de uma maneira organizada, transparente e gratuita, “mais pessoas poderão enxergar coisas novas que ajudarão no desenvolvimento das nações”. Uma das soluções que podem emergir da observação desses dados públicos digitais, defendem Gore e Lee, é a proteção do meio ambiente.

Mesmo com os dados públicos disponíveis na internet, é preciso que os usuários se comprometam com a criação de ferramentas que ajudarão na preservação do planeta. “A internet possibilitou a democratização da comunicação entre as pessoas, e não podemos deixar que os governos e as grandes empresas façam o que bem entendem”, concordaram Gore e Lee. “O crescimento da conscientização humana por meio da internet pode ser uma das maneiras mais poderosas de trazer mudanças benéficas para o mundo. Mas essa é apenas uma ideia. Temos que criar mais, muito mais, e a internet é o lugar para isso”.

Fonte: Veja

Continue Lendo

O jeca mais descarado e sem vergonha da internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *