09/08/2011

15 curiosidades,fatos e mitos sobre a Coca Cola

Coca-Cola foi comercializada pela primeira vez em 1886. A Jacobs’ Pharmacy, em Atlanta (EUA), foi o primeiro local a vender Coca-Cola. Em 1886, era vendida a três cêntimos o copo.

wel info

02 – No primeiro ano, o criador da Coca-Cola, John Pemberton, vendeu em média nove copos por dia. Atualmente a empresa vende cerca de mil milhões de garrafas por dia. Pemberton morreu em 1888 sem ter noção do verdadeiro sucesso da bebida que inventou.

03 – Asa Griggs Candler, um empresário de Atlanta, comprou os direitos da marca em 1888 por 1650 euros. Em 1895, a Coca-Cola já tinha procura no mercado a nível nacional e Candler tinha plantações com plantas necessárias para a receita em Chicago, Dallas e Los Angeles.

wel info

04 – Os empregados que serviam Coca-Cola e outras bebidas de pressão eram conhecidos como ‘Soda Jerks’. A expressão teve origem no verbo “to jerk” (sacudir ou empurrar) e foi adoptada devido ao movimento que os empregados faziam ao servir as bebidas. Os ‘Soda Jerks’ costumavam usar um chapéu e um casaco ou avental brancos.

wel info

05 – Os ciclistas foram os primeiros atletas a dar a cara pela marca. Bobby Walthour, campeão do mundo, apareceu numa publicidade publicada num jornal de 1909, que hoje está pendurada numa das paredes da empresa, em Atlanta.

06 – Apesar do sucesso alcançado, Asa Griggs Candler também não foi capaz de perceber a verdadeira dimensão do negócio que tinha em mãos. Em 1899, Benjamin F. Thomas e Joseph B. Whitehead, dois advogados, adquiriram direitos exclusivos para engarrafar e vender a Coca-Cola por 70 cêntimos a garrafa.

07 – A primeira fábrica de engarrafamento na Ásia abriu nas Filipinas em 1912. À Europa, a primeira fábrica chegou em 1919, instalando-se na França.

wel info

08 – Preocupados com as cópias existentes no mercado, os empresários decidiram criar um formato diferente para a garrafa, garantindo assim aos consumidores a autenticidade da Coca-Cola. A ‘garrafa de contornos’ nasceu em 1916 e ainda hoje a garrafa é muito parecida com o primeiro modelo. Além do seu design original e inovador, a Coca-Cola era tão diferente de todo o resto que era possível reconhecê-la no escuro graças ao seu formato.

09 – A embalagem de seis garrafas chegou ao mercado em 1923, sendo uma inovação no mercado. Na altura, nenhuma outra bebida era vendida em pacotes de seis.

wel info

10 – A personagem ‘Sprite Boy’ foi criada em 1942 – décadas antes da bebida com o mesmo nome chegar aos consumidores. O boneco era usado em anúncios publicitários para mostrar às pessoas que não havia problema em usar a palavra “coke” (coca) para designar a Coca-Cola. A empresa recusou durante vários anos essa designação.

11 – A Coca-Cola demorou 70 anos a colocar outros sabores no mercado. A Fanta, desenvolvida na década de 40, só chegou aos consumidores em 1950, seguindo-se a Sprite em 1961. TAB surgiu em 1963 e Fresca três anos mais tarde. Nos anos 60, a Coca-Cola comprou ainda a Minute Maid, chegando assim a um mercado novos: o dos sumos. Atualmente fazem parte da Coca-Cola 500 marcas e cerca de 3300 bebidas.

12 – A Coca-Cola invadiu realmente o universo publicitário nos anos 70 graças a um vídeo que juntava um grupo de jovens no topo de uma montanha a cantar “I’d like to buy the world a Coke”. A campanha continua a ser uma das mais famosas da marca.

wel info

13 – A Coca-Cola light apareceu nos anos 80, “a era dos calções de licra, das fitas no cabelo e da loucura pelo fitness”, de acordo com o site oficial da marca. A bebida conquistou sobretudo o público feminino e até Whitney Houston protagonizou um vídeo publicitário, onde dançava, cantava e bebia pela garrafa.

14 – Mas a história da Coca-Cola não é apenas feita de sucessos. Em 1985 a empresa lançou a “New Coke”, mudando a receita da bebida pela primeira vez em 99 anos. Nos testes de sabor, toda a gente parecia ter adorado as alterações, mas assim que o produto foi lançado no mercado, não tardaram a chegar as queixas dos consumidores. O sabor original regressou pouco tempo depois.

wel info

15 – O urso polar surgiu pela primeira vez em 1993, fazendo parte da campanha “Always Coca-Cola”.