05/02/2011

Google lança serviço de visita virtual a museus

Projeto começa com 17 importantes destinos no mundo, entre eles The Metropolitan Museum of Art e MoMA, em Nova York; Tate Britain e The National Gallery, em Londres; e Van Gogh Museum, em Amsterdã…

wel info

O Google anunciou em seu blog oficial um novo serviço chamado Art Project, que permitirá a qualquer internauta visitar museus em todo mundo, através de uma ferramenta similar ao Street View – recurso do Google Maps onde é possível caminhar virtualmente pelas ruas de uma cidade.

Segundo Amit Sood, dono do projeto, a novidade inclui ao menos 1.000 obras artísticas, que podem ser apreciadas de forma detalhada na web. Até o momento, 17 museus foram incluídos no Art Project, entre os quais estão The Metropolitan Museum of Art e MoMA, em Nova York; The State Hermitage Museum, em São Petersburgo; Tate Britain e The National Gallery, em Londres; Museo Reina Sofia, em Madrí; Uffizi Gallery, em Florença; e Van Gogh Museum, em Amsterdã.

Sood explica no post que a ideia visa explorar recursos tecnológicos na democratização da arte – e permitir que menos afortunados tenham acesso aos museus sem precisar viajar milhas de distância.

Ainda de acordo com o executivo, apenas 20% do projeto está no ar, o que dá a entender que muitos outros museus do mundo devem disponibilizar, em breve, o tour virtual.

A tecnologia usada no Art Project é similar ao recurso do Street View. Câmeras poderosas fotografaram a área interna dos museus em 360 graus e, em seguida, foi remontado o ambiente digital. São mais de 400 artistas e milhares de obras famosas disponibilizadas em alta resolução aos apreciadores de arte.

O serviço do Google fornece ainda uma ferramenta que permite ao internauta criar coleções, o que só seria possível na vida real gastando-se muitos milhões de dólares.

Fonte: Revista Veja